plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DOENÇA VIRAL

Varíola do macaco: sintomas, tratamentos e prevenção

Autoridades de saúde do mundo todo estão em alerta para um novo possível surto da doença.

Imagem ilustrativa da notícia Varíola do macaco: sintomas, tratamentos e prevenção camera A varíola dos macacos recebeu esse nome por ser vista pela primeira vez em animais de laboratório nos anos de 1950. | Reprodução

Um dos assuntos mais comentados e que tem preocupado autoridades de saúde, é a doença infecciosa "varíola dos macacos", espalhada principalmente por animais selvagens em partes da África Central ou Ocidental. Mas, você sabe quais os sintomas, tratamentos e prevenção da doença? Calma, nessa matéria vamos explicar um pouco sobre essa doença que não é tão nova, mas pouco conhecida.

A "varíola do macaco" teve seu primeiro caso em humano registrado em 1970, na República Democrática do Congo (RDC), mas foi vista pela primeira vez em macacos de laboratório nos anos de 1950, e a doença é ums "parente" da varíola, mas menos transmissível, com sintomas mais leves e menos mortal. No entanto, autoridades de saúde da América do Norte e Europa estão em alerta para um novo possível surto da doença.

Vírus da varíola dos macacos preocupa autoridades de saúde

Brasil vive "risco iminente" de surto de varíola dos macacos
Até agora, já foram identificados casos em Portugal, Grã-Bretanha, Espanha, Estados Unidos e Canadá. Para conter o avanço da doença, uma equipe da OMS foi enviada para esses locais.

Transmissão

A transmissão do vírus da varíola do macaco ocorre quando uma pessoa entra em contato com uma pessoa infectada, com vírus através de pequenas rachaduras na pele do trato respiratório ou das membranas mucosas como olhos, nariz ou boca. Apesar disso, a doença não se espalha facilmente

Sintomas

Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe e com inchaço dos gânglios linfáticos. Em seguida, o problema progride para uma erupção disseminada no rosto e no corpo.

As manifestações da varíola do macaco levam entre 5 e 21 dias após o contágio para aparecerem, com sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, glândulas inchadas, calafrios e exaustão. O sintoma mais característico da doença é a erupção cutânea, que começa como pontos elevados e se transformam em pequenas bolhas cheias de líquido. A maioria das pessoas se recuperam em algumas semanas.

Tratamento

O tratamento para a varíola do macaco visa apenas aliviar os sintomas, mas ainda não há tratamento comprovado e seguro direcionado para a infecção. Para fins de controle de um surto da doença nos Estados Unidos, a vacina contra a catapora, certos antivirais e a imunoglobulina vaccinia (VIG) são indicados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias