plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPÉCIE AMEAÇADA

Nasce a primeira tartaruga gigante albina do mundo; conheça!

Animal sem pigmento na pele e nos olhos nunca foi visto em cativeiro ou na natureza

Imagem ilustrativa da notícia Nasce a primeira tartaruga gigante albina do mundo; conheça! camera A tartaruguinha pesa cerca de cinquenta gramas e cabe na palma da mão | Fabrice Coffrini / AFP

A tartaruga de Galápagos ou tartaruga gigante de Galápagos é uma espécie de tartaruga muito grande do gênero Chelonoidis. Compreende 15 subespécies. É a maior espécie viva de tartaruga, com algumas tartarugas modernas de Galápagos pode pesar até 417 kg.

Um filhote tartaruga de Galápagos nasceu com pele esbranquiçada e olhos vermelhos em um zoológico suíço, sendo a primeira vez que uma tartaruga albina dessa espécie é observada em cativeiro ou na natureza, segundo seu proprietário.

As tartarugas gigantes de Galápagos é considerada vulnerável
📷 As tartarugas gigantes de Galápagos é considerada vulnerável |Fabrice Coffrini / AFP

"É uma bênção do céu", comemorou Philippe Morel, proprietário do Tropiquarium de Servion, bairro nos arredores de Lausanne (oeste da Suíça), cujos visitantes puderam observar a tartaruga albina pela primeira vez nesta sexta-feira (03).

Com apenas um mês de vida, a tartaruguinha pesa cerca de cinquenta gramas e cabe na palma da mão. As tartarugas gigantes de Galápagos é considerada vulnerável, têm uma expectativa de vida que pode chegar a duzentos anos.

A União Internacional para a Conservação da Natureza estima que existam cerca de 23.000 indivíduos neste arquipélago no Oceano Pacífico.

A tartaruguinha pesa cerca de cinquenta gramas e cabe na palma da mão
📷 A tartaruguinha pesa cerca de cinquenta gramas e cabe na palma da mão |Fabrice Coffrini / AFP

O proprietário do zoológico estima que a vida de uma tartaruga albina na natureza duraria apenas algumas semanas, pois sua pele branca pode atrair predadores. Mas espera que a recém-nascida cresça normalmente no cativeiro.

"É incrível vê-la escalar", comentou o dono do Tropiquarium. "Ela é ainda mais ativa que a outra", comentou o filho, Thomas que também trabalha no parque, apontando para outro bebê.

Tartaruga albina na natureza duraria apenas algumas semanas
📷 Tartaruga albina na natureza duraria apenas algumas semanas |Fabrice Coffrini / AFP

De acordo com os especialistas, este evento é excepcional não só pela cor do animal, mas também pelo seu tamanho, que pode pesar 200 quilos quando adulta, tornando a reprodução muito complicada, com apenas 2% de sucesso na procriação.

Além disso, só houve nascimentos da espécie em cativeiro em três zoológicos do mundo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias