plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Portugal luta contra graves incêndios florestais 

Governo já declarou "estado de contingência" devido às temperaturas elevadas, que podem chegar a 45 graus

Imagem ilustrativa da notícia Portugal luta contra graves incêndios florestais  camera As temperaturas estarão elevadas nos próximos dias | Reprodução

Cerca de 1.500 militares do Corpo de Bombeiros estão lutando desde domingo (10) em Portugal para controlar três focos de incêndios florestais que devastam há vários dias áreas do centro e do norte do país. O país já recebeu a ajuda de dois aviões enviados pela Espanha e se prepara para entrar em risco máximo, o que levou o governo a declarar "estado de contingência" devido às temperaturas.

Com temperaturas acima de 40 graus, ventos fortes, noites tropicais e tempestades secas que afeta o país há meses, os bombeiros trabalham para tentar controlar as chamas em vários locais, alguns ativos há três dias, e até o momento sem previsão de melhora da situação.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou neste domingo, após uma reunião com a Proteção Civil para avaliar a situação, que "fatores naturais estão levando a um risco máximo" nos próximos dias.

Veja também:

O chefe de Estado explicou que a situação atual já é "grave", mas que a partir desta terça-feira (12) está prevista uma fase ainda mais extrema devido ao agravamento das condições meteorológicas, e que depois desse dia quase todo o território continental português estará em alto risco de incêndio.

Já o ministro do Interior, José Luis Carneiro, destacou que as temperaturas podem chegar aos 45 graus e afirmou que Portugal enfrenta a "pior combinação de fatores" desde os incêndios que afetaram o país entre junho e outubro de 2017, que deixaram mais de cem mortos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias