plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
POPULAÇÃO EM PÂNICO

"Peixe do fim do mundo" representa caos e morte? Entenda!

Com quase 6 metros de comprimento, o peixe está ligado a uma lenda de destruição e desespero. Confira!

Imagem ilustrativa da notícia "Peixe do fim do mundo" representa caos e morte? Entenda! camera O peixe-remo foi capturado em Arica, no Chile. | Divulgação/IFOP

Na última segunda-feira(11), um imenso e raro peixe foi capturado na costa de Arica, no Chile. Com cerca de 5,8 metros de comprimento, o peixe-remo não aparece frequentemente na região. Também chamado de regaleco, rei-dos-arenques e "peixe do fim do mundo", o peixe-remo está ligado a uma lenda popular que deixou os moradores do Chile de orelha em pé.

A lenda japonesa surgiu em 2011 e coloca o peixe como responsável por atrair tsunamis, terremotos ou ciclones. Tudo começou com o tsunami da ilha de Honshu, na costa do Pacífico, quando um peixe-remo reapareceu após anos sem ser visto na região. Segundo a lenda, o peixe vivia no fundo das águas próximas a ilha e quando decidiu ir para a superfície, trouxe o maremoto. Por isso era chamado de “mensageiro” do palácio do deus do mar.

No Chile, o Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro (IFOP) coletou algumas amostras para tentar descobrir o motivo do peixe ter surgido ali. Segundo o IFOP, a presença do animal no litoral chileno é muito incomum.

O peixe-remo vive cerca de 200 a 500 metros de profundidade, mas já foi encontrado até 1000 metros. Ele pertence a uma classe de peixes com ossos grandes.

Uma espécie mais jovem do peixe, foi encontrado na Barreira de Corais Australiana. A bióloga marinha Jorja Gilmore se surpreendeu por um peixe-remo mais jovem. Bem menor que o do Chile, o peixe tinha cerca de 35cm, somando as barbatanas chegava a 1,5 metros. Quando adulto, a criatura pode crescer até 7 metros e ter uma aparência bem mais assustadora.

VEJA TAMBÉM:

+ Mulher vende bebê por R$ 17,5 mil para pagar plástica

+ Funcionário registra visagem em hospital no Marajó; veja!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias