Crescendo desenfreadamente pelo mundo, a varíola dos macacos, doença provocada pelo vírus monkeypox, tem chamado a atenção das autoridades e preocupado especialistas.

Na última sexta-feira (29) a  governadora do Estado de Nova York, Kathy Hochul, declarou estado de emergência por causa da propagação contínua da varíola dos macacos.

Veja também:

Vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro

Varíola dos macacos: entenda a transmissão e os sintomas

"Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos", escreveu Hochul no Twitter.

Ela acrescentou que mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos estão em Nova York. O Estado também registra impacto desproporcional nos grupos de risco.

No dia em que a governadora declarou emergência, o Estado de Nova York tinha um total de 1.383 casos confirmados, de acordo com o Departamento Estadual de Saúde.

A Organização Mundial da Saúde declarou na semana passada emergência global de saúde sobre o surto de varíola dos macacos, o nível mais alto de alerta da OMS.

Vale lembrar que, nesta semana, Brasil e Espanha relataram as primeiras mortes relacionadas à doença fora da África, o que provocou preocupação em boa parte da população.

MAIS ACESSADAS