A Rússia voltou a intensificar os ataques contra a Ucrânia, nesta segunda-feira (10). O governo ucraniano confirmou que explosões deixaram mortos e feridos em Kiev, capital do país.
De acordo com o Ministério do Interior da Ucrânia, oito pessoas morreram no ataque ao distrito central de Shevchenkivskyi e outras 24 ficaram feridas. No entanto, a polícia relatou números diferentes: cinco mortos e 12 feridos.
Em vídeo gravado em Kiev, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia premeditou bombardeios no país para provocar “pânico e caos” entre os ucranianos e teve como alvo a infraestrutura de energia do país.
“Eles querem pânico e caos, querem destruir nosso sistema de energia”, disse Zelensky. Ele ainda afirmou que os russos estão atacando porque “estão sem esperanças”.
Veja vídeo:
Ataques russos em Kiev atingem alvos nos arredores de locais com grande circulação de civis.
— Metrópoles (@Metropoles) October 10, 2022
Explosões foram registradas nas regiões de uma universidade, um centro de negócios, uma ponte turística e até mesmo o playground de um parque.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/ZcJGW92K5d
Segundo o governo da Ucrânia, a Rússia disparou ao menos 75 mísseis contra o país nesta segunda.
O governo diz que os ucranianos já estavam se preparando para a possibilidade de retaliação de Vladimir Putin, presidente russo, após uma explosão destruir a ponte que ligava a Rússia à Crimeia, no sábado (8), cortando rota importante de suprimentos.
Zelensky pediu que a população permaneça em abrigos. As ruas centrais da capital foram bloqueadas por membros da polícia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar