Autoridades de uma das cidades mais liberais dos Estados Unidos tomaram uma decisão polêmica em relação à segurança pública. O conselho de supervisores da cidade de San Francisco, na Califórnia, aprovou o uso de robôs assassinos pela polícia local nas operações.
Esse tipo de equipamento já é usado em outras partes dos Estados Unidos. No entanto, a medida foi bastante criticada por grupos que defendem liberdades civis. Após um acalorado debate entre os supervisores, a decisão favorável ao uso da força letal robótica venceu por 8 votos a 3.
Agora, a polícia poderá utilizar robôs equipados com explosivos em circunstâncias extremas. Opositores disseram que isso pode levar a uma maior militarização de uma força policial que já é considerada agressiva.
Veja também:
- Robô que deveria limpar Chernobyl "morre" em minutos
- Elon Musk vai testar chips cerebrais em humanos em 2023
Em entrevista a BBC, um porta-voz da polícia disse que os robôs podem potencialmente ser equipados com cargas explosivas "para romper estruturas fortificadas contendo pessoas violentas, armadas ou perigosas". Além disso, eles também poderão ser usados para "incapacitar ou desorientar suspeitos violentos, armados ou perigosos que representam risco de morte".
A decisão do conselho estipula que apenas um número limitado de oficiais de alto escalão poderá autorizar o uso do equipamento. A medida ainda precisa de uma segunda votação e a aprovação do prefeito de San Francisco.
VEJA O VÍDEO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar