Pesquisadores da Australian Wildlife Conservancy se surpreenderam ao encontrar um pequeno filhote de gambá enquanto analisavam alguns ninhos de animais no North Head Sanctuary.
O animal, que pesa apenas sete gramas e é menor que um dedo mindinho, se trata de um gambá-pigmeu oriental - uma das menores espécies de gambá que existem no mundo.
A espécie está ameaçada de extinção e teve cerca de 88% de seu habitat natural destruído com as queimadas que devastaram o sul da Austrália entre 2019 e 2020. Desde então, as equipes de conservação buscam restaurar a espécie e melhorar o ecossistema no país.
O encontro com o filhote é uma boa notícia para os cientistas, pois mostra que a população desses animais está crescendo no santuário e a esperança é que existam muitos outros pela região.
Veja também:
- Fóssil de baleia pré-histórica é achado em floresta
- 'Sapo com olhos esbugalhados' ganha prêmio de fotografia
- Como seriam os dinossauros se não fossem extintos? Veja
A pesquisadora do santuário, Dra. Viyanna Leo, explicou, ao "The Dodo", que os gambás-pigmeus orientais são uma espécie reintroduzida, por isso "encontrar novos filhotes saudáveis é um sinal positivo de que os indivíduos estão se reproduzindo adequadamente e aumentando a população"
"É sempre uma surpresa encontrar uma mãe em casa com novos filhotes durante as inspeções em nossos ninhos", conta.
VEJA O VÍDEO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar