Há anos a sonda Curiosity tem feito registros impressionantes de Marte. Agora, o veículo robotizado da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) fez uma foto que causou surpresa e levantou especulações entre especialistas e o público em geral. Isso porque as lentes do equipamento capturaram a imagem do que parece ser um portal na superfície do Planeta Vermelho.
Os usuários de redes sociais iniciaram um árduo debate em torno da fotografia, tentando encontrar uma explicação para a misteriosa imagem. Alguns teoristas chegaram a levantar a hipótese de que o "portal" seja uma obra de vida inteligente extraterrestre. Mas, segundo cientistas, a formação seria resultante da atividade geológica marciana.
Sanjeev Gupta, professor no Imperial College de Londres e um dos cientistas da missão Curiosity, afirmou em entrevista ao The Daily Telegraph que a estrutura foi formada por meio de “processos geológicos normais”. Segundo ele, uma rachadura profunda é visível dentro do "portal", indicando uma fratura na rocha. Isso é algo que acontece tanto em Marte quanto na Terra e pode ter ocorrido a qualquer momento nas últimas centenas de milhões de anos.
Veja também:
- Nuvens em forma de ondas surpreenderam no céu nos EUA
- Arqueólogos descobrem última arena do Império Romano
- Nasa realizará 1º pesquisa de águas no espaço
A ampliação da imagem também ajudou a causar a confusão. Embora o "portal" pareça imenso, ele mede apenas 30cm por 45cm. Essa não é a primeira vez que estruturas artificiais são vistas em Marte. Essas ilusões de óptica também podem ser explicados pela pareidolia, que a NASA descreve como "um fenômeno psicológico no qual as pessoas veem formas reconhecíveis em nuvens, formações rochosas ou objetos".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar