Após pesquisas e experimentos que duraram pelo menos vinte anos, Israel anunciou que já possui um protótipo de arma laser de alta potência. De acordo com as autoridades do país, o dispositivo é capaz de interceptar foguetes, morteiros, mísseis antitanque e drones, tudo em pleno voo.
O setor de Defesa israelense informou a imprensa que o sistema foi testado com sucesso durante uma série de ensaios desenvolvidos em um deserto no sul de Israel. Durante os testes foram derrubados um foguete, um drone e um projétil de morteiro.
Naftali Bennett, primeiro-ministro israelense, considerou o novo sistema como uma “mudança estratégica”. Ele também prometeu “cercar Israel com um muro laser”, projeto no qual seu governo investiu centenas de milhares de dólares. O Iron Beam, nome do sistema de defesa aérea a laser de Israel, foi projetado como um complemento de outros sistemas de defesa aérea, como o Iron Dome, que atualmente intercepta mísseis de curto, médio e longo alcance.
Segundo os especialistas, uma das principais vantagens do Iron Beam é seu custo, apenas da energia necessária para efetuar cada disparo, cerca de 3,50 dólares, versus as dezenas de milhares de dólares que custa cada interceptação do Iron Dome. Assim, o novo sistema a laser é tão econômico que as estimativas indicam a recuperação de todo o investimento em apenas duas semanas de conflito.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar