DOENÇA VIRAL

Cientistas descobrem que varíola surgiu no Egito

Pesquisadores revelam que o patógeno já estava presente no Egito Antigo, há mais de 3.500 anos

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas descobrem que varíola surgiu no Egito camera A doença causada pelo vírus monkeypox (varíola dos macacos) tem se espalhado por diversos países | Reprodução

A varíola é conhecida por ser a única doença já erradicada do globo na década de 1980, após uma ampla e global campanha de vacinação em massa. No entanto, a doença causada pelo vírus monkeypox (varíola dos macacos) tem se espalhado por diversos países e, por isso, se tornou uma condição de importância para a saúde pública global.

Embora este vírus seja considerado algo conhecido pela ciência, o agente infeccioso provocou a morte de milhões de pessoas no passado. Nesses anos todos, a incógnita sobre a sua origem sempre existiu, mas, agora, cientistas revelam que o patógeno já estava presente no Egito Antigo, há mais de 3.500 anos.

Pesquisadores da Universidade de Milão e do Instituto Eugenio Medea (Irccs), ambos na Itália, desvendaram as origens da varíola e associa o vírus com o Egito Antigo. O estudo foi publicado na revista científica Microbial Genomics.

“O vírus da varíola é muito, muito mais antigo do que pensávamos”, afirma o primeiro autor do estudo, Diego Forni, em comunicado sobre a pesquisa que envolve a análise da evolução molecular do agente infeccioso. “Isso é importante, porque confirma a hipótese histórica de que a varíola existia nas sociedades antigas", acrescenta.

A dúvida sobre a relação com os egípcios já existia, mas nunca foi comprovada pela ciência. Por exemplo, cicatrizes semelhantes com as provocadas pela varíola já foram identificas em múmias egípcias, incluindo a do faraó Ramsés V, que morreu em 1157 a.C., mas faltavam mais detalhes para fortalecer essa hipótese.

Montar este quebra-cabeça só foi possível, a partir de comparações entre os genomas de cepas modernas e históricas do vírus da monkeypox. Dessa forma, foi possível reconstruir uma linha evolutiva do patógeno.

Para calcular quando o vírus, de fato, se originou, foi o usado o conceito de "fenômeno da taxa dependente do tempo, a ideia é de que a taxa de evolução de um vírus varia conforme o seu tempo de existência. Com isso, a equipe usou modelos matemáticos para concluir que a varíola surgiu há mais de 3,5 mil anos.

"No caso do vírus da varíola, os períodos que estimamos são consistentes com a evidência arqueológica da varíola no Egito Antigo e com a presença da doença na Ásia no segundo milênio a.C.", completam os autores do estudo, reformulando o que a ciência entendia como a origem deste vírus que já foi altamente letal para os humanos.