Um inglês morador de Londres, de 41 anos, identificado como Geoffrey Seymour, revelou o primeiro sinal que viu quando descobriu que possuía um câncer de intestino maligno.
Após Geoffrey ir ao médico e ser submetido a alguns exames, veio o diagnóstico de câncer de intestino em estágio 4, com metástase no fígado.
Sem acreditar, ele relatou que a descoberta foi surpreendente, pois se sentia saudável e segundo ele, não apresentava sintomas evidentes.
Ônibus com delegação de indígenas do Pará capota na BR
O homem contou que o sangue nas fezes foi o alerta inicial. Esse sinal, assim como a prisão de ventre, mudanças do funcionamento intestinal ou a diarreia podem ser indícios da doença.
Porém, diante da correria do dia a dia e a falta de atenção, essas alterações costumam ser ignoradas. Muita gente pode pensar que esses sintomas estão ligados a questões alimentares e acabam não procurando um médico.
Após receber o diagnóstico, em março de 2021, a cada três semanas, Geoffrey fez cinco ciclos de quimioterapia que ajudaram a reduzir as lesões em seu fígado.
Em dezembro de 2021, o homem fez uma cirurgia para remover um terço do fígado. Cerca de um mês depois, uma nova bateria de exames mostrou mais tumores no fígado dele.
A cirurgia hepática do inglês foi marcada para junho do ano passado e algumas semanas antes do procedimento, um exame revelou o avanço da doença.
Depois de um tempo, a quimioterapia de Geoffrey parou de funcionar e, com esperanças na cura, ele viajou para a Alemanha para fazer uma terapia com células dendríticas – onde uma vacina personalizada é criada em laboratório com o objetivo de estimular o sistema imunológico do paciente.
De acordo com a Cancer Research UK, o tratamento para essa área não é barato. Diante disso, Geoffrey está arrecadando fundos para custear o tratamento.
Câncer de intestino
O câncer de intestino, conhecido como câncer colorretal, é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, onde inclui o cólon e o reto. Geralmente, ele desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino, na maioria das vezes sem dar qualquer sinal.
Esse tipo de câncer pode ser fatal se não for detectado e tratado a tempo. Há uma probabilidade da doença se espalhar para outros órgãos do corpo, como fígado, pulmões, cérebro, ou linfonodos distantes.
Fique atento aos sintomas nas fases iniciais:
- Sangue nas fezes ou nas fezes
- Hábitos fecais alterados, como fezes finas como lápis;
- Mudança de constipação para diarreia e vice-versa;
- Palidez, cansaço constante, exaustão, queda no desempenho, perda de peso;
- Endurecimento palpável no abdômen e/ou linfonodos aumentados;
- Dor abdominal que dura mais de uma semana;
- Ruídos intestinais altos, estrondo, flatulência forte e persistente;
- Vontade frequente de defecar.
A doença, quando está no início, geralmente não apresenta esses sintomas. Por isso, é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar