Uma equipe de pesquisadores fizeram uma descoberta no mínimo curiosa: a média de tamanho do pênis humano está mudando. Segundo os cientistas, nos últimos 30 anos, o falo ereto ficou 24% maior do que era. A causa do crescimento ainda é desconhecida, mas é possível que esteja associada à desregulação hormonal.
Para descobrir como o tamanho médio do pênis mudou nos últimos, os especialistas realizaram uma revisão sistemática sobre o assunto. A equipe reuniu 75 estudos científicos, realizados entre 1942 e 2021, que relataram o comprimento do pênis de 55.761 homens. Em seguida, foi analisado como a média mudou ao longo das décadas.
A pesquisa foi publicada na revista científica The World Journal of Men's Health na terça-feira (14), nela os autores do estudo resumem: "o comprimento médio do pênis ereto aumentou nas últimas três décadas em todo o mundo".
Qual é a média mundial do pênis?
Após revisar os dados, os pesquisadores apontam que o tamanho do pênis foi de 12,1 centímetros para 15,2 centímetros. "O aumento ocorreu em um período relativamente curto", afirma Michael Eisenberg, urologista da Stanford Medicine e um dos autores do estudo, em comunicado.
A questão é que ainda não se sabe quais as causas desse aumento. "Se estamos vendo uma mudança tão rápida [no tamanho do pênis], significa que algo poderoso está acontecendo com nossos corpos. Devemos tentar confirmar esses achados e, se confirmados, devemos determinar a causa dessas alterações", pontua o médico.
Hipóteses sobre o porquê do crescimento peniano
Embora não se saiba o porquê do pênis humano estar crescendo, existem algumas hipóteses que poderiam explicar a situação, como as mudanças de estilo de vida dos homens e a exposição a produtos químicos.
"São vários fatores em jogo", lembra Eisenberg, mas o pesquisador destaca os compostos químicos, presentes em pesticidas e até produtos de higiene, que interagem com os sistemas hormonais. "Esses produtos químicos, que são desreguladores endócrinos, estão tanto no nosso ambiente quanto na nossa dieta", pontua. "Conforme mudamos a constituição do nosso corpo, isso também afeta nosso ambiente hormonal", acrescenta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar