O Papa Francisco, que deve deixar o hospital neste sábado após três dias tratando uma bronquite, fez uma visita surpresa nesta sexta-feira ao departamento de oncologia pediátrica do centro médico romano onde está internado. O argentino, de 86 anos, levou ovos de chocolate, rosários e livros para crianças com câncer à tarde, na véspera do início da Semana Santa, informou o Vaticano, que divulgou fotos e um vídeo do encontro.

Durante a visita, que durou cerca de 30 minutos, ele batizou um recém-nascido. No registro do momento, o Papa aparece sorrindo, apoiado em um andador, borrifando água benta na cabeça do bebê. Como o pontífice está melhor e terá alta, poderá presidir a Missa de Ramos no domingo, na Praça de São Pedro, indicou o Vaticano.

Papa Francisco deve ter alta neste sábado, diz Vaticano

“O retorno de Sua Santidade a Santa Marta (sua residência no Vaticano) está previsto para amanhã, após os resultados dos últimos exames”, realizados ontem, anunciou o diretor da Secretaria de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em um comunicado. “Como está programado que deixará o hospital amanhã, espera-se que o papa Francisco esteja presente na praça de São Pedro para a celebração eucarística do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.”

O Pontífice argentino, internado desde quarta-feira, passou uma segunda noite “tranquila” no hospital Gemelli, “passa bem” seus dias, e a “evolução clínica é normal”, acrescentou na nota.

“O papa Francisco jantou pizza com aqueles que o assistem nestes dias de internação: médicos, enfermeiras, auxiliares e pessoal da gendarmeria vaticana”, informou Bruni, um detalhe curioso para reiterar o clima tranquilizador a respeito do estado de saúde do líder da Igreja Católica. “Esta manhã, depois do café da manhã, ele leu alguns jornais e voltou ao trabalho.”

Francisco recebe tratamento com antibiótico contra uma bronquite infecciosa. Na quinta-feira, o Vaticano já havia afirmado em boletins médicos que o estado de saúde melhorava e que o Papa havia retornado ao trabalho, depois do alarme inesperado provocado pela internação.

Papa Francisco distribuindo ovos de páscoa Foto: Vatican News

MAIS ACESSADAS