plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CLIMÃO REAL

Charles III vai contrariar pedido da mãe durante coroação

Um pedido feito diretamente pela rainha Elizabeth II, antes de morrer, não está sendo acatado pelo próprio filho, deixando a imprensa britânica em polvorosa

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Charles III vai contrariar pedido da mãe durante coroação camera Charles III durante a COP-26 em novembro de 2021 | Adam Schultz/The White House/Novembro 2021

O rei Charles III, depois de ser coroado neste sábado (6), vai contrariar um pedido da própria mãe, a saudosa rainha Elizabeth II. Cerca de três meses antes de morrer, a soberana expressou o "desejo sincero" de que a nora, Camilla, fosse considerada “rainha consorte” após sua partida.

Uma rainha consorte não possui a mesma soberania que o marido, tampouco os poderes militares políticos. É um título concedido à esposa do rei vigente e, claro, seria uma forma de respeitar a rainha anterior, Elizabeth II, falecida em setembro de 2022.

Na prática, porém, a situação é outra. A imprensa britânica tem noticiado que os convites da cerimônia — enviados para mais de duas mil pessoas — mencionam Camilla apenas como “rainha”, um título que também pode representar a soberana.

Neles, se lê: "A coroação de suas Majestades, o rei Charles III e a rainha Camilla. Por ordem do rei, o conde marechal tem o prazer de convidar...". No convite, desenhado pelo artista heráldico e ilustrador de manuscritos Andrew Jamieson, a palavra "consorte" desapareceu, misteriosa e oficialmente.

TRAIÇÃO

Lembrando que, em 1993, quando Charles ainda era casado com Diana Spencer — e Camilla com o militar Andrew Parker Bowles — explodiu o escândalo real envolvendo os dois, chamados de “Camillagate” ou “Tampongate”.

Na época, tabloides ingleses publicaram uma conversa íntima entre Charles e Camilla. A humilhação acabou com o casamento do príncipe com Diana e, doze anos depois, ele se casava com Camilla.

A mulher, incomodada com os ataques que passou a receber, adotou o título de “duquesa da Cornualha”, diferente do “princesa de Gales” usado por Lady Di.

No final das contas, a rainha Elizabeth II acabou aceitando a situação e recebeu Camilla na família real. Contudo, não imaginou que a nora algum dia fosse ostentar o mesmíssimo título que ela carregou por 70 anos.

E MAIS: Coroação de Charles 3º afeta a rodada do Campeonato Inglês

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias