plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPÉCIE ASSUSTADORA

Tubarão 'fantasma' é descoberto por cientistas na Austrália

'Apristurus ovicorrugatus' começou a ser estudado após ovos serem achados dentro de uma fêmea morta

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Tubarão 'fantasma' é descoberto por cientistas na Austrália camera Espécies similares de tubarão fantasma possuem uma aparência muito estranha | FOTO: FLICKR/NOAA OCEAN EXPLORATION

Uma nova espécie de tubarão aterrorizante foi finalmente catalogada no mês passado, dez anos após uma fêmea prenha ser encontrada morta na Austrália. O animal, que possui olhos brancos e brilhantes, permanecia como dúvida para os biólogos, mas agora foi identificado como inédito.

O estudo que identificou o novo tubarão foi publicado no dia 23 de abril no periódico científico especializado Journal of Fish Biology.

O Apristurus ovicorrugatus, nome dado a aparência de seus ovos encontrados, é um tipo de tubarão-gato, frequentemente chamado de "tubarão-fantasma", que vive em águas profundas, e por isso possui uma aparência assustadora.

Nova espécie de tubarão fantasma foi identificada por óvulos presentes em fêmea prenha
📷 Nova espécie de tubarão fantasma foi identificada por óvulos presentes em fêmea prenha |REPRODUÇÃO/TWITTER

Dentro de um dos ovos, encontrado em 2011, havia um embrião que apontava ser de um tipo de tubarão, mas que não correspondia a nenhuma das espécies conhecidas até então. Agora, após uma segunda análise, os biólogos conseguiram desvendar o mistério do ovo que passou os últimos anos num armazém da Coleção Nacional de Peixes da Austrália.

Veja também:

Vídeo: tubarão gigante é flagrado sob surfista no Havaí

Tubarão ataca jovem e o arrasta por 20 metros; veja o vídeo!

Imagem forte: vídeo flagra tubarão atacando turista; assista!

Além das diferentes cascas de ovo enrugadas, esse tubarão também possui olhos bizarros, com a íris branca e brilhante. Segundo Will White, autor do estudo, esse tipo de órgão visual é uma configuração rara entre os peixes de profundidade, somente compartilhada com o Apristurus nakayai, de Nova Caledônia e Papua-Nova Guiné

"Esta não é uma característica comum para uma espécie de águas profundas e apenas uma outra espécie, Apristurus nakayai, da Nova Caledônia e Papua Nova Guiné, compartilha essa característica", disse Will White, em entrevista ao site LiveScience.

CONHEÇA MAIS SOBRE A ESPÉCIE:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias