plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ARTEFATO DE GUERRA

Capacete de guerreiro grego é encontrado na Croácia

Acredita-se que o artefato tenha cerca de dois mil anos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Capacete de guerreiro grego é encontrado na Croácia camera O guerreiro foi enterrado usando o capacete, seu crânio se deteriorou nos últimos milhares de anos. | Imagem: D.Perki/Museus de Dubrovnik/Reprodução

Um grupo de pesquisadores anunciaram a descoberta de um capacete de guerreiro grego bem preservado em uma tumba em Zakotarac, na Croácia. Acredita-se que o artefato tenha cerca de dois mil anos. No local também foram encontrados restos mortais humanos e objetos de uso pessoal. A descoberta foi reportada pelo jornal britânico Daily Mail.

O capacete é do tipo ilírio, usado pela primeira vez pelos antigos etruscos e citas.
📷 O capacete é do tipo ilírio, usado pela primeira vez pelos antigos etruscos e citas. |Imagem: D.Perki/Museus de Dubrovnik/Reprodução

A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de Zagreb, durante restauração de túmulos danificados na área de Zakotarac. Eles acreditam que o túmulo foi usado para sepultar um membro da elite do exército grego.

Veja também:

Pesquisadores acham 168 figuras bizarras no deserto do Peru

Carga de mármore de 1,800 anos é encontrada em Israel

Adaga da Idade do Bronze é desenterrada na Polônia

O capacete é do tipo ilírio, usado pela primeira vez pelos antigos etruscos e citas. Mais tarde o acessório foi adotado pelos ilírios (povo que habitou o oeste dos Bálcãs), ganhando o nome pelo qual ficou conhecido.

A equipe encontrou o capacete enquanto restaurava túmulos danificados na área
📷 A equipe encontrou o capacete enquanto restaurava túmulos danificados na área |Imagem: D.Perki/Museus de Dubrovnik/Reprodução

Os especialistas acreditam que o capacete tenha sido usado durante as Guerras Médicas (ou Guerras Greco-Persas), travadas durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C. Além do objeto de guerra, a equipe encontrou no local uma série de objetos pessoais enterrados com os mortos. Entre eles, estavam cerca de quinze alfinetes de bronze e prata, dez agulhas, vários ornamentos de bronze, pinças, vasos de cerâmica e contas de âmbar que faziam parte de um colar.

A equipe encontrou o capacete enquanto restaurava túmulos danificados na área
📷 A equipe encontrou o capacete enquanto restaurava túmulos danificados na área |Imagem: D.Perki/Museus de Dubrovnik/Reprodução

Para os arqueólogos, o guerreiro foi enterrado usando o capacete. A tumba onde o corpo foi encontrado continha outras sepulturas. Em uma delas estavam os restos mortais de uma mulher, enterrada com um bracelete de bronze no pulso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias