Em um mundo onde a mudança climática é uma realidade cada vez mais presente, Sultan al-Jaber, o novo presidente da Conferência das Partes (COP28) da ONU, faz um chamado urgente para a ação. Ele exige uma "honestidade brutal" dos países participantes da cúpula do clima deste ano, insistindo que todos devem reconhecer o quanto estão atrasados em relação às metas climáticas e concordar com um plano para corrigir isso.
Al-Jaber, que também é chefe da ADNOC, a empresa estatal de petróleo dos Emirados Árabes Unidos, enfatiza que a COP28 deve estabelecer metas internacionais para triplicar a energia renovável, dobrar a economia de energia e a produção de hidrogênio até 2030. Ele também destaca a necessidade de um fundo para compensar os países mais pobres, onde as mudanças climáticas causam mais danos.
A COP28 será a primeira avaliação formal do progresso dos países em direção à meta do Acordo de Paris de limitar a mudança climática a 1,5 grau Celsius de aquecimento. As políticas e promessas atuais dos países não atingiriam esse objetivo, aumentando a pressão sobre os principais emissores para atualizar suas ações no sentido de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Leia a matéria na íntegra no Amazônia Online.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar