O "Guinness World Records", também conhecido como "Livro dos Recordes", resolveu retirar a coroa de "rei dos 8 mil metros" do alpinista italiano Reinhold Messner, 79 anos. Segundo a publicação, não foi Messner quem escalou pela primeira vez todas as 14 montanhas da Terra com mais de 8 mil metros de altitude.
O livro se baseou no relato do alpinismo alemão Eberhard Jurgalski, que alega que o italiano não chegou ao topo do monte Annapurna (8.091m), no Nepal, na ascensão realizada em 1985 ao lado do amigo Hans Kammerlander, de 66.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Guinness: Brasil pode ter o maior pitbull do mundo
- Guinness: mulher bate recorde de maior boca do mundo
- Guinness: canadense come 50 pimentas mais ardentes do mundo
Em entrevista, Messner disse que a decisão do "Guinness" é uma "bobagem". "Em primeiro lugar, eu nunca reivindiquei nenhum recorde, por isso não podem tirar o reconhecimento de nada. Além disso, as montanhas mudam. Passaram-se quase 40 anos, e se alguém subiu no Annapurna, certamente fomos Hans e eu. Ninguém que entende de alpinismo colocaria em dúvida nosso feito. Jurgalski não sabe nada e quer aparecer sem ter a mínima competência", rebateu Messner.
O site do "Guinness World Records" agora coloca o americano Edmund Viesturs, 64, como primeira pessoa a ter escalado todos os 14 picos com mais de 8 mil metros, feito alcançado entre 1989 e 2005.
Quer ficar por dentro de todas as notícias? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
A Annapurna foi a 11ª montanha com mais de 8 mil metros conquistada por Messner. Em seu retorno à Itália, o alpinista foi recebido pessoalmente pelo então presidente da República Sandro Pertini. Ele completaria os 14 picos mais altos do mundo em 1986, tornando-se um mito do alpinismo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar