Arqueólogos encontraram estátuas pré-históricas muito bem preservadas próximas aos sítios arqueológicos de Göbekli Tepe e Karahan Tepe, na Turquia. A primeira escultura representava um javali em tamanho real. Já a segunda tem cerca de 2,3 metros e ilustra um homem segurando seu pênis. A terceira era a imagem de um abutre. A descoberta curiosa foi reportada no site Live Science.

De acordo com os pesquisadores, a estátua do javali data entre 8700 a.C. e 8200 a.C., medindo 1,4 metro de comprimento e 0,7 metro de altura. Nesse objeto, foi encontrado resquícios de tinta vermelha, indicando que ela foi originalmente pintada.

Estátua de javali encontrada na Turquia
📷 Estátua de javali encontrada na Turquia |Divulgação/ Ministério da Cultura e Turismo da Turquia

“Os resíduos de pigmentos vermelhos, pretos e brancos ainda aderiam à superfície da estátua. A língua do javali era vermelha. Pigmento preto e branco foi encontrado em outras partes do corpo do javali. Embora os especialistas há muito tempo presumissem que os pigmentos desempenhavam um papel na decoração das estátuas e dos pilares em formato de T encontrados em Göbekli Tepe, só agora existem evidências arqueológicas inequívocas para essa suposição”, afirma uma nota emitida pelo Instituto Arqueológico Alemão.

Estátua de homem segurando o próprio pênis.
📷 Estátua de homem segurando o próprio pênis. |Divulgação/ Ministério da Cultura e Turismo da Turquia

Já a uma distância de 35 km de Göbekli Tepe, os cientistas encontraram a estátua que representa um homem sentado. Suas costelas e sua coluna estão em evidência e sua posição sugere que ele segura o próprio pênis. Nas proximidades de Karahan Tepe, foi encontrada uma pequena estátua de abutre.

📷 Estátua de abutre encontrada na Turquia |Divulgação/ Ministério da Cultura e Turismo da Turquia

Arqueólogos do mundo todo estão tentando entender o que motivou os povos que viviam nessa região a esculpirem essas estátuas. Uma dessas hipóteses sugere que a escultura do homem segurando o pênis era uma homenagem ou reverência a uma pessoa falecida que viveu na região. Outra possibilidade é que esse grande objeto adornava um templo religioso.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Em nota, o governo da Turquia comemorou os achados arqueológicos. “Essa escultura humana é um dos exemplos mais impressionantes da arte pré-histórica encontrada durante as escavações realizadas em Karahan Tepe. Uma das esculturas mais realistas do período foi trazida à luz.

Quer ver mais notícias de Mundo? Acesse nosso canal do WhatsApp

Nos últimos anos, muitas descobertas foram feitas nas regiões próximas Karahan Tepe, que foi descoberta apenas em 1997 e teve suas primeiras grandes escavações iniciadas em 2018. Portanto, é provável que ainda haja muita coisa para se achar nesse local.

MAIS ACESSADAS