plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Desvendado o mistério das “portas do inferno” na Sibéria

Pesquisadores acreditam ter desvendado a origem desse misterioso fenômeno

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Desvendado o mistério das “portas do inferno” na Sibéria camera Conhecidas como “a porta do inferno”, elas continuam crescendo, preocupando os cientistas na Sibéria. | Imagens: Evgeny Chuvilin/Centro Skoltech de Recuperação de Hidrocarbonetos/Reprodução

Desde 2013, misteriosas crateras têm aparecido nas penínsulas de Yamal e Gida, na região russa da Sibéria. Conhecidas como “a porta do inferno”, elas continuam crescendo, preocupando os cientistas.

No ano passado surgiu por lá outro gigantesco buraco, com 20 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade. Agora, os pesquisadores acreditam ter desvendado a origem desse fenômeno.

De acordo com o estudo liderado por Igor Bogoyavlensky, da Academia de Ciências da Rússia, ao todo, surgiram 14 crateras na região nos últimos 8 anos. Desde então surgiram diversas teorias para tentar explicá-las, algumas delas envolvendo alienígenas. Mas novos estudos apontam à outra causa para a formação dessas crateras.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Os especialistas usaram um drone para criar um modelo 3D da cratera mais recentemente avistada, que eles acreditam ter sido causada por uma explosão entre 15 de maio e 9 de junho de 2020. A pesquisa confirmou uma hipótese já levantada anteriormente: o acúmulo de gás metano em uma cavidade de gelo causou uma explosão que formou a cratera.

Quer ver mais notícias de Mundo? Acesse nosso canal do WhatsApp

Segundo os cientistas, o aquecimento global está fazendo com que o solo da região comece a derreter, liberando metano na atmosfera. E isso vem causando preocupação, já que esse é um gás de efeito estufa 30 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono, causando uma espécie de explosão natural. Nos últimos anos, a Sibéria vem apresentando temperaturas recordes. No ano passado, os termômetros de lá chegaram a atingir 40° C.

Conheça mais sobre a misteriosa "portas do inferno":

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias