O câncer em cachorro pode ter várias as causas responsáveis por desencadeá-lo. Pode ser por uma questão de idade – cães idosos tendem a apresentar sinais de câncer –, hereditariedade, doenças virais, exposição demasiada ao sol, entre outros fatores. Agora, uma nova vacina contra o câncer em cães também pode ser a esperança para muitos tutores de pet, que sofrem junto com o animal acometido pela doença.
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Yale, Estados Unidos, a nova frente para combater os cancros em cães aumenta as taxas de sobrevivência em 60%! Além disso, testes clínicos, mostraram que a imunização também reduz os tumores em vários animais.
Conteúdos relacionados:
- Conheça 7 raças de cachorros proibidos no Brasil
- Quanto tempo seu cachorro vai viver? Olhe para o focinho!
- Quem é mais feliz: tutor de gato ou de cachorro? Descubra!
As proteínas EGFR e HER2 são frequentemente encontradas na superfície das células cancerígenas. Com a injeção da vacina de Yale, as células imunológicas do cão são treinadas para reconhecer células com essas proteínas e atacá-las.
A vacina foi criada a partir de um estudo conjunto entre médicos humanos e veterinários.
Mark Mamula, professor da Escola de Medicina de Yale, encontrou um oncologista veterinário que trata câncer em cobras, tartarugas e animais. Apesar disso, seus principais pacientes eram cães e gatos. Juntos, eles lançaram um estudo inicial sobre a vacina contra o câncer canino.
Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
O primeiro ensaio clínico foi realizado em 2016. Além disso, ainda estão em curso mais 10 testes em diversos locais nos EUA e no Canadá.
Mais de 300 cães já foram tratados com a vacina. No geral, a equipe encontrou uma melhoria notável nas taxas de sobrevivência de 12 meses de cães com vários tipos de cânceres.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar