Os dinossauros foram animais que dominaram o ambiente terrestre durante a Era Mesozoica. Eles surgiram, mais precisamente, no período Triássico, sendo extintos no final do período Cretáceo. Os registros mais antigos de dinossauros passam dos 230 milhões de anos.
Recentemente pesquisadores da Universidade de Borgonha anunciaram ao Journal of Vertebrate Paleontology, que descobriram três pegadas de dinossauros durante uma expedição em torno da caverna Castelbouc, abaixo do platô Causse Méjean, no sul da França.
Conteúdos relacionados:
- Dinossauro encontrado no Maranhão pode ser um Saurópode
- Esqueleto de dinossauro é achado quase inteiro na França
- ‘"Tartaruga dinossauro" vira preocupação na Inglaterra
De acordo com os cientistas, as pegadas foram feitas entre 166 e 168 milhões de anos atrás e estão extremamente bem preservadas, completas com impressões de digitais e até garras dos animais.
Com cerca de 1,25 metros de comprimento, as impressões pertenciam a alguns dos maiores dinossauros do mundo. Porém, ainda não se sabe de qual espécie de saurópode foi responsável pelas pegadas, até porque elas datam de uma idade no Jurássico Médio, quando a evolução do saurópode é pouco conhecida.
No entanto, seu tamanho sugere que eles podem ter pertencido a um titanossauro, um grupo diversificado de saurópodes de pescoço longo que inclui os maiores animais terrestres que já existiram, como o patagotitan de 37 metros de comprimento.
Quer saber mais notícias do mundo? Acesse nosso canal de Whatsapp
Não é a primeira vez que pegadas de dinossauros em circunstâncias incomuns são descobertas.
Em fevereiro desse ano, os pesquisadores publicaram outro estudo documentando um conjunto de pegadas de dinossauros menores impressas no teto de uma caverna perto de Mount Morgan, em Queensland, na Austrália.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar