Em meio a construção de um oleoduto próximo à Igreja de São Jorge, localizada na cidade de Freising, na Alemanha, arqueólogos localizaram a sepultura de um homem que viveu durante a Idade Média. O mais curioso, porém, foi uma característica peculiar no esqueleto: ele possuía uma prótese de ferro no lugar de uma das mãos.

Esqueleto de homem medieval com prótese de mão
📷 Esqueleto de homem medieval com prótese de mão |Foto: Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos

Conforme informado pelo Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos (BLfD), a "peça metálica revela o nível de desenvolvimento médico no século 15". Os restos mortais pertenceram a um homem que morreu com idade entre 30 e 50 anos, por volta 1450 a 1620.

Vista lateral da mão protética do esqueleto da Idade Média
📷 Vista lateral da mão protética do esqueleto da Idade Média |Foto: Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos

De acordo com os pesquisadores, alguns vestígios descritos acerca do esqueleto — como a ausência de partes dos seus dedos da mão esquerda — sugerem que o homem teve o membro amputado. 

Conteúdos relacionados:

A prótese metálica era revestida com couro e a parte interna dos dedos tinha um tecido de dobra. Porém, a forma como o homem teria perdido parte de sua mão ainda não foi esclarecido pelos cientistas.

📷 Vista interna da mão protética do esqueleto descoberto na Alemanha |Foto: Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos

Ainda conforme o Escritório da Baviera, aproximadamente 50 próteses semelhantes, datadas do final da Idade Média ao início da Idade Moderna, já foram encontradas na Europa Central. Algumas inclusive sendo mais complexas. A mais conhecida foi utilizada pelo cavaleiro imperial alemão Götz von Berlichingen, a partir de 1530, quando perdeu a mão direita para um tiro de canhão no cerco de Landshut.

 Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

📷 Radiografia mostra onde dedos se fixam à prótese |Foto: Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos

Segundo os historiadores, a cidade de Freising serviu palco de ofensivas militares na época, e por isso provavelmente ocorreu um aumento no número de amputações e na demanda de próteses.

MAIS ACESSADAS