plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ENTENDA

Saiba o que é o "vírus comedor de ânus" que assusta o Japão

A doença, que na verdade é causada por bactéria, se tornou epidêmica no Japão

Imagem ilustrativa da notícia Saiba o que é o "vírus comedor de ânus" que assusta o Japão camera Cepas menos agressivas da doença são comuns e muitas vezes assintomáticas | Freepik/Vecstock

O nome assusta, e também pode causar alguns risinhos, mas a doença, que tem causado preocupação no leste asiático, é causada por uma bactéria comum e que causa muitas infecções simples.

Chamada de Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), a doença é causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes, e não é capaz de "comer" o ânus, mas se prolifera por orifícios como, sim, o ânus, boca, narinas e genitais.

A doença pode causar febre alta, dor de cabeça, náuseas, dores musculares, vômitos, diarreia e comprometer órgãos vitais, como pulmões, rins e fígado.

Conteúdo relacionado

O Japão registrou, apenas nos três primeiros meses de 2024, 474 casos da doença, que já teve outros surtos em 2022 e 2023 na Europa, América do Norte e Austrália. A doença tem taxa de fatalidade de cerca de 30%.

A transmissão da bactéria é por contato, seja com a pele infectada de alguém doente ou com secreções, como gotículas de tosse e secreção nasal. O tratamento é feito com antibióticos, em especial a penicilina, mas não existe vacina conhecida.

Desmistificando

De acordo com o médico infectologista Vinícius Borges, conhecido como Doutor Maravilha no X/Twitter, cepas menos agressivas da bactéria infectam muitas pessoas diariamente, e podem causar infecções de garganta, pele e febre reumática, ou ser assintomáticas.

Quer ver mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp

Apesar do "nome popular", segundo o médico, a doença não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e não há relação conhecida com sexo anal ou outras formas de estimulação do ânus.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias