Um dos fenômenos mais bonitos nos extremos da Terra, a Aurora Boreal, fez uma aparição rara e encantou muita gente ao redor do mundo.
Na noite da última sexta-feira (10), uma das maiores tempestades geomagnéticas das últimas duas décadas surpreendeu partes da América Latina, provocando um espetáculo de luzes deslumbrantes, incluindo uma rara aparição no México.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- "Cometa do Diabo" será visto no Brasil este domingo (21)
- Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos a olho nu
Em Mexicali, cidade desértica na fronteira norte do México, milhares de quilômetros distante das regiões árticas onde o fenômeno é comum, gradientes de rosa e roxo iluminaram o céu noturno.
A agência de proteção civil do estado de Baja California, em Mexicali, afirmou que mais auroras poderão ser visíveis também na noite deste sábado (11).
Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
CHILE
No Chile, onde o fenômeno é conhecido como aurora australis ou luzes do sul, a mídia local e usuários de redes sociais compartilharam fotos do céu da cidade de Punta Arenas tingido em tons de vermelho e magenta.
ARGENTINA
Já na Argentina, a mídia local relatou tons semelhantes iluminando o céu da cidade patagônica de Ushuaia.
As tempestades geomagnéticas são causadas quando explosões de plasma e campos magnéticos da coroa solar são direcionados para a Terra, desencadeando as exibições de auroras, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. A agência afirmou que o fenômeno provavelmente continuará durante o fim de semana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar