Um novo estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, alerta que temperaturas extremas podem levar a extinção em massa de humanos e mamíferos na Terra, segundo o pesquisador Alexander Farnsworth, o planeta pode enfrentar um futuro sombrio nos próximos anos.
A ciência prevê que os continentes se deslocarão e se unirão em uma única massa de terra, chamada Pangea Ultima. Esse supercontinente mudaria drasticamente o clima global.
Veja também:
- Veja o que vai acontecer se temperatura continuar a subir!
- Como as mudanças climáticas estão afetando os oceanos?
- Impactos das mudanças climáticas estão cada vez mais frequentes
Utilizando supercomputadores, o estudo revelou que as configurações podem criar um ambiente extremamente quente e seco, tornando-se inóspito para a vida. Além da formação da Pangea Ultima, o aumento dos níveis de CO2 também é uma preocupação entre os cientistas.
Quer saber mais notícias do Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
Conforme Farnsworth, o supercontinente criaria um ambiente extremamente quente e seco, tornando-se inóspito para a maioria das formas de vida. Três fatores contribuiriam para isso:
- Efeito de continentalidade: mais área de terra longe dos efeitos de resfriamento do oceano.
- Sol mais brilhante: aumento da energia solar.
- Aumento da atividade vulcânica: mais dióxido de carbono na atmosfera.
Vale ressaltar que os mamíferos sempre foram adaptáveis, mas exposição prolongada a calor excessivo seria difícil para mamíferos lidarem.
Embora esse cenário esteja a milhões de anos de distância, os cientistas enfatizam que não devemos perder de vista a atual crise climática.