
Certas regiões do mundo estão mais propensas a sofrer com desastres naturais como erupção de vulcões, maremotos e tsunamis por conta de falhas geológicas e pela própria natureza do local.
Por conta disso, um terremoto de magnitude 7 atingiu as ilhas de Tonga neste domingo (30) e levou as autoridades dos Estados Unidos a emitirem um alerta de tsunami para a região, posteriormente retirado. O tremor, inicialmente registrado com magnitude 6,6, foi revisado pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), que confirmou a magnitude 7,1.
Leia também
- Mianmar e Tailândia já contam 1.654 mortos no terremoto
- Nápoles, na Itália, registra o maior terremoto em 40 anos
O abalo ocorreu às 9h18 (horário de Brasília) a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O sistema de alerta de tsunami dos EUA chegou a informar que "ondas perigosas de tsunami são possíveis dentro de uma zona de 300 quilômetros do epicentro".
A agência nacional de desastres de Tonga orientou os moradores a se manterem afastados das praias e costas, com recomendações para que residentes de áreas baixas se deslocassem para terrenos mais altos.
Quer receber mais notícias do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O tremor foi sentido em Nuku'alofa, capital de Tonga, e em Pago Pago, em Samoa Americana. Vale lembrar que terremotos rasos, como este, com menos de 70 quilômetros de profundidade, tendem a causar mais danos à superfície devido à proximidade do epicentro.
Ainda não há informações detalhadas sobre danos estruturais ou vítimas, mas o impacto reforça os desafios enfrentados por pequenos estados insulares diante de fenômenos naturais extremos.

Contexto geográfico e histórico
Tonga está localizada no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma das regiões mais sismicamente ativas do planeta. O arquipélago, composto por 169 ilhas (36 habitadas), ainda se recupera da erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai e do tsunami de 2022, que afetaram 80% da população e causaram prejuízos estimados em US$ 182 milhões.
Eventos sísmicos recentes
O terremoto em Tonga ocorre dois dias após um tremor de magnitude 7,7 atingir Mianmar e a Tailândia, que deixa, até o momento, mais de 1.700 mortos. A revisão da magnitude do tremor em Tonga para 7 indica uma liberação de energia mais significativa, o que pode influenciar as avaliações de risco e as medidas de segurança adotadas pelas autoridades locais e internacionais.
Equipes de monitoramento e da defesa civil estão mobilizadas para avaliar riscos e orientar a população, enquanto especialistas acompanham a situação no oceano. A região do Pacífico Sul, conhecida por sua vulnerabilidade a terremotos e tsunamis, permanece em alerta para possíveis desdobramentos do evento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar