
Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o novo Papa. Ele é o primeiro pontífice oriundo da Ordem de Santo Agostinho e o segundo americano a assumir a liderança da Igreja Católica, após o argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois (EUA), Prevost tem ascendência francesa, italiana e espanhola. Nas redes sociais, um vídeo mostrou sua evolução no decorrer dos anos até se tornar Leão XIV.
Sua formação religiosa começou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e seguiu na Villanova University, onde se graduou em Matemática e Filosofia. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez votos solenes em 1981. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 1982, após concluir estudos em Teologia e Direito Canônico.
Em 1985, Prevost foi enviado ao Peru, onde permaneceu por mais de uma década em atividades missionárias. Atuou como vigário judicial, professor de seminário e responsável por paróquias e formação religiosa em comunidades da Arquidiocese de Trujillo.
Após retornar aos Estados Unidos, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” e, posteriormente, prior geral da Ordem Agostiniana, sendo reeleito para um segundo mandato. Em 2014, o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, onde foi ordenado bispo. Em 2015, tornou-se bispo titular da mesma diocese.
Quer mais notícias internacionais? acesse o nosso canal no WhatsApp
Prevost teve participação ativa na Conferência Episcopal Peruana e foi membro de diversos organismos do Vaticano, como as Congregações para o Clero e para os Bispos. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. No mesmo ano, foi elevado ao cargo de cardeal.
Durante as últimas assembleias sinodais no Vaticano, Prevost representou o Dicastério que liderava, além de já ter participado de sínodos anteriores como representante da União dos Superiores Gerais. Em fevereiro de 2025, foi promovido à ordem dos bispos e recebeu o título da Igreja Suburbicária de Albano.
Nos últimos meses, intensificou sua presença nas atividades do Vaticano, inclusive presidindo um rosário público pela saúde de Francisco em março de 2025, durante a internação do pontífice no Hospital Gemelli.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar