
Na próxima segunda-feira (18), o presidente Donald Trump vai se reunir com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky para conversar sobre a guerra. Segundo informações do jornal The New York Times e agência Reuters, ele convidou líderes europeus para participarem do encontro.
Trump disse aos líderes europeus que apoiava um plano para acabar com a guerra. Após se encontrar com Putin na última sexta-feira (15), no Alasca, o presidente americano abandonou a ideia de um cessar-fogo imediato e sugeriu que um tratado de paz rápido pode ser negociado. Ele classificou o encontro com russo como bem-sucedido.
Para os EUA, a solução seria que Zelensky cedesse a região de Donbass a outras não ocupadas à Rússia. A informação foi repassada ao jornal por duas autoridades europeias. Zelensky e líderes europeus já se manifestaram contra a concessão de terras desocupadas, importantes por terem linhas defensivas e também serem ricas em minerais.
Convite se deu por telefone
Neste sábado (16), Trump falou com o presidente ucraniano sobre seu encontro com Putin. O telefonema durou mais de uma hora e meia, disse Zelensky.
Depois de uma hora, a conversa foi acompanhada por autoridades europeias e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), acrescentou.
Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
O encontro entre os líderes vai ocorrer na Casa Branca, em Washington D.C, mas ainda não está claro quem irá participar da reunião, informou a Reuters. Procurada, a Casa Branca não se manifestou.
As negociações com Putin no Alasca não alcançaram o cessar-fogo que Trump buscava. Por conta disso, o líder dos EUA disse hoje que quer um acordo de paz rápido e completo e que Kiev deve aceitar porque "a Rússia é uma potência muito grande, e eles não são".
Zelensky volta aos EUA meses após tensas conversas com Trump. Na úlima vez em que se reuniram, os líderes acabaram brigando no Salão Oval da Casa Branca e sem nenhum acordo sobre a guerra.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar