A Espanha já tem um novo rei. Felipe 6º foi proclamado nesta quinta-feira (19) em cerimônia no Congresso espanhol. Ele assumiu o trono no lugar do pai, Juan Carlos, que, após 39 anos de reinado, abdicou em meio a uma queda de popularidade da monarquia espanhola nos últimos anos.
Em seu discurso como chefe de Estado, Felipe 6º destacou a unidade da Espanha e afirmou que a monarquia foi renovada para "um novo tempo".

Ressaltou ainda a prioridade em criar empregos para os espanhóis e sinalizou defender mudanças constitucionais no país.
A cerimônia de coroação prevê ainda que Felipe e sua mulher, a agora rainha Letizia, passeiem em um Rolls Royce, sob a escolta de cavalos e da guarda real, pelas principais ruas de Madri.

Depois, o casal, acompanhado de Juan Carlos e da rainha Sofia, faz uma saudação pública na varanda do Palácio Real, onde uma recepção está programada para dois mil convidados.
Do lado de fora do palácio, centenas de espanhóis aguardam o aceno.

O novo rei foi blindado pelas autoridades espanholas. A Justiça proibiu o uso de bandeiras e outros símbolos republicanos pelo trajeto que feito pelo casal real.
Cerca de sete mil agentes policiais estão escalados em Madri. Desde a abdicação de Juan Carlos, anunciada em 2 de junho, cresceram protestos republicanos contra a monarquia e a favor de um referendo sobre a mudança do sistema político. O Congresso, no entanto, ignorou o movimento e rapidamente aprovou a nomeação de Felipe 6º.

(Folhapress)

MAIS ACESSADAS