A troca de críticas entre as diplomacias israelense e brasileira ganhou mais um episódio, após o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, ironizar as declarações do Brasil, lembrando a derrota da seleção para a Alemanha por 7 a 1.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil criticou o “uso desproporcional da força israelense” nos ataques realizados à Faixa de Gaza, que vitimaram mais de 800 palestinos desde o início de julho. O Itamaraty também chamou o embaixador em Tel Aviv para consultas.

Em reposta, o porta-voz de Israel afirmou, em entrevista exibida ontem (24), que a “resposta de Israel é perfeitamente proporcional, de acordo com a lei internacional. Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional, e quando é 7 a 1 é desproporcional".

Yigal Palmor ainda teria dito que desproporcional seria “deixar centenas de pessoas mortas nas ruas de Israel”.

Em comunicado na página do Itamaraty, o governo brasileiro afirma que considera “inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina”. A instituição ainda condena “energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças”.

(DOL com informações Portal Terra)

MAIS ACESSADAS