A notícia de que um asteroide poderia estar em rota de colisão com o planeta Terra deixou muitas pessoas assustadas pelo mundo na última terça-feira (14).

Segundo o astronômo do Observatório McDonald, da Universidade do Texas, Judit Györgyey-Ries, a rocha deve criar um grande impacto quando chegar ao planeta. "Nós poderíamos ver um rajada de ar e muitas janelas quebradas talvez, dependendo de onde o asteroide bater", disse Györgyey-Ries.

Com base em observações feitas em outubro de 2012, quando a rocha espacial passou próximo de nós, os astrônomos estimaram que seu tamanho seja de aproximadamente 30 metros.

O asteroide que explodiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013, ferindo 1.500 pessoas e danificando mais de 7.000 edifícios, tinha cerca de 20 metros de diâmetro. Ou seja, se o asteroide 2012 TC4 realmente atingir a Terra em 2017, os danos podem ser ainda mais devastadores.

Veja um vídeo com o "resumo" dos danos que ocorreram em 2013 na Rússia:

O asteroide, que pode colidir em outubro de 2017, mais precisamente no dia 12, poderá, mais do que quebrar janelas, destruir outros objetos, provocar tremores e mesmo acidentes, dependendo da área em que bater. Apesar dos risco, há uma chance em um milhão de sermos atingidos.

Um asteroide gigante parecido a este quase atingiu o planeta em outubro de 2012, quando passou a 94,800 km de distância.

(DOL)

MAIS ACESSADAS