O brasileiro condenado por tráfico de drogas na Indonésia deve ser executado na terça-feira (28). Segundo informações do portal IG, a família do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte foi informada oficialmente, neste sábado (25), de que ele será executado. Porém, a data da execução, que são por fuzilamento, não foi anunciada. 

A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência, segundo informou o advogado de Gularte, à BBC Brasil, Ricky Gunawan. Assim, as penas poderão ser cumpridas a partir da tarde de terça-feira (horário local).

Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi preso em julho de 2004, após tentar entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005. A família tentava convencer autoridades a reverter à pena após Gularte ter sido diagnosticado com esquizofrenia.

Uma equipe médica reavaliou o brasileiro na prisão em março à pedido da Procuradoria Geral Indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.

Com a decisão, Gularte poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro deste ano, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas.

(DOL com informações do IG)

MAIS ACESSADAS