Muitas pessoas não desgrudaram os olhos da tela do computador nesta quarta-feira (26) com um vídeo ao vivo no Facebook promovido pelas páginas UNILAD e Viral USA. Nele, dois astronautas apareciam fazendo consertos do lado de fora da Estação Espacial Internacional.

Os milhares de internautas que assistiam fascinados ao vídeo estavam seguros de que acompanhavam ao vivo uma fantástica expedição espacial. Mas o que muitos não sabiam era que o vídeo era falso. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a Nasa afirmou que nenhum astronauta foi visto fora da Estação desde o dia 1º de setembro.

O vídeo ao vivo rendeu quase 1 milhão de reações no Facebook, 212 mil compartilhamentos e 18 milhões de visualizações. O fato curioso é que o vídeo é muito parecido com outro, de 2013, que mostrava os astronautas russos Oleg Kotov e Sergei Ryazansky.

O efeito que o vídeo causou no público lembra casos como o do programa de rádio de Orson Welles na década de 1930. Orson trasmitiu "Guerra dos Mundos", que anunciava uma invasão alíenigena na terra. Milhares de ouvintes acreditaram nos relatos do programa, que causou pânico e terror generalizado. No final, Welles anunciou que tudo se tratava de um experimento social, e que a "invasão" nunca aconteceu. 

Bom, a lição que fica é: nem tudo que está na internet é real, assim como nem tudo que reluz é ouro.

(Com informações de UOL)

MAIS ACESSADAS