Cerca de 160 mil pessoas marcharam neste sábado (18) em Barcelona para exigir ao governo espanhol que cumpra imediatamente a promessa de acolher milhares de refugiados. Foi a maior manifestação do gênero até agora na Europa. Os Catalães defendem inclusão e o desenvolvimento digno dos migrantes.

Em 2015, o governo espanhol aceitou receber cerca de 16 mil requerentes de asilo no âmbito do programa de recolocação de refugiados da União Europeia, porém, a Espanha ainda só acolheu 1100.

A própria presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, apelou aos habitantes da segunda maior cidade espanhola que “enchessem as ruas” e marchassem sob o mote “Volem acollir” ("Queremos acolhê-los", em catalão).

Proud of a city that loves life and turns fear into hope. Today Barcelona told the world #VolemAcollir #WeWANTtoWelcome pic.twitter.com/io3JVl8K03

— Ada Colau (@AdaColau) 18 de fevereiro de 2017

Cerca de 160 mil pessoas participaram no protesto em Barcelona, que inundou a grande Via Laietana. "Chega de desculpas, recebam-nos agora", lia-se nos cartazes.

O protesto, organizado por um grupo denominado Casa Nostra Casa Vostra (“A nossa casa é vossa casa”), terminou na costa do Mediterrâneo, uma localização simbólica para relembrar os mais de cinco mil migrantes que perderam a vida a atravessar o mar em 2016.

(Com informações de AFP)

MAIS ACESSADAS