Os corpos de ao menos 74 migrantes foram levados pela maré até uma praia na costa da Líbia, informou nesta terça-feira (21) o Crescente Vermelho. Segundo a agência humanitária, os corpos foram encontrados na véspera, eram todos de adultos, em sua maioria homens e vindos de países da África Subsaariana.

A Líbia é o principal ponto de partida de migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo, muitas vezes em embarcações frágeis, em busca de asilo na Europa.

Segundo o Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados), entre 2015 e 2016, as viagens pelo Mediterrâneo central, geralmente iniciadas na Líbia, subiram de aproximadamente 150 mil para 180 mil, e o número de mortos cresceu de 2.800 para mais de 4.400.

A maior parte dos viajantes do Mediterrâneo central foge da violência em países da África subsaariana, como Nigéria e Eritreia. Ele viajam até a Líbia, onde embarcam com destino à Europa. O país vive há seis anos uma guerra civil e, na prática, não possui governo capaz de estabelecer controles costeiros.

(Folhapress)

MAIS ACESSADAS