Uma equipe de arqueólogo descobriu duas estátuas de faraós de mais de 3 mil anos de antiguidade no Cairo, capital do Egito.

As relíquias foram encontradas, no distrito de Mattarya, local da antiga capital Heliópolis, hoje um bairro populoso nos arredores do Cairo. O anúncio reforça a hipótese sobre a escultura gigantesca do Templo do Sol que se encontrava nesse local na época do faraó Ramsés II.

Segundo Ayman Ashmawy, chefe da equipe de arqueólogos egípcios e alemães, alguns dos restos correspondem a uma estátua de 8 metros de comprimento, esculpida em quartzo, e que representa "provavelmente" o próprio Ramsés II.

"Essa estátua não pode ser identificada, mas o fato de que se encontre às portas do templo do faraó poderia significar que lhe pertence", explicou o ministério egípcio de Antiguidades. O outro fragmento da estátua é de calcário e pertenceria à época do rei Seti II.

Dinastia XIX

Ramsés II e Seti II eram faraós da dinastia XIX, que governaram de 1314 a 1200 a.C. "A descoberta das duas estátuas mostra a importância de Heliópolis, dedicada ao culto de Rá", o deus do Sol do Antigo Egito, explicou Ashmawy.

Heliópolis ficou muito danificada durante a época greco-romana, quando a maior parte dos seus obeliscos e colossos foi transportada a Alexandria ou à Europa.

(Com inforações de El País)

MAIS ACESSADAS