Uma mulher e o companheiro dela foram detidos após forjarem o sequestro do próprio filho, de apenas um mês de idade, e mobilizarem uma mega operação policial na cidade Durban, na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul. O caso chegou a ter ampla cobertura internacional.

A mulher fez um comunicado à polícia, afirmando que foi abordada na saída de um shopping e que os criminosos haviam levado o carro dela, onde estaria o filho recém-nascido. O veículo chegou a ser encontrado, mas sem a criança.

As buscas pelo bebê, chamado Siwaphiwe Mbambo, começaram na manhã da última sexta-feira (10), e a polícia da cidade colocou cerca de 100 agentes nas ruas. As redes sociais também foram utilizadas para pedir ajuda da comunidade. A hashtag #HelpFindDurbanBaby (“Ajude a encontrar o bebê de Durban”) entrou nos assuntos mais comentados do Twitter.

A criança foi encontrada na noite da sexta-feira, em perfeitas condições físicas, em um carro em companhia do namorado da mãe do bebê. A polícia descobriu que, enquanto as buscas eram feitas, o recém-nascido era mantido na casa desse homem.

A investigação concluiu que o sequestro foi forjado pela mãe do bebê e pelo companheiro. Os dois foram detidos, e a polícia tenta entender a motivação da denúncia falsa. A criança foi colocada sob os cuidados de agentes do serviço público social.

"Esse foi um caso falso que nos custou dinheiro e recursos, que poderiam ter sido usados em outros lugares", lamentou Gen Bala Naidoo, porta-voz da polícia de Durban.

(Com informações do Extra)

MAIS ACESSADAS