O grupo extremista que se autointitula Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado cometido em Barcelona, na avenida La Rambla, calçadão turístico no centro da cidade nesta quinta-feira (17). Uma van branca avançou sobre a calçada e atropelou vários pedestres.

Segundo o governo da Catalunha, o atropelamento deixou 12 mortos e ao menos 80 feridos (15 deles em estado gravíssimo). Serviços de emergência pedem que as pessoas não cheguem perto da Praça da Catalunha.

A área foi fechada, e os estabelecimentos comercias da região estão sendo esvaziados. Duas pessoas foram presas, segundo o governo regional. Um dos autores teria sido morto em uma troca de tiros com a polícia, em Sant Just Desvern.

La policía está desalojando la Rambla en Plaza Catalunya pic.twitter.com/IJEWZbDce1

— Jordi Perez Colome (@jordipc) 17 de agosto de 2017

DETALHES DO ATAQUE

Segundo as primeiras informações apuradas pela Guarda Civil da Espanha e divulgadas pelo jornal “El País”, a van foi alugada por Driss Oukabir na localidade de Santa Perpetua de la Mogada.

Após o ataque, o motorista teria fugido a pé, mas há informações, divulgadas pelo jornal “La Vanguardia”, de que os autores do atentado teriam alugado uma segunda van para fugir após o atropelamento.

Estampida ahora mismo en El Corte Inglés de Plaza Catalunya en Barcelona pic.twitter.com/72LLRmJjRk

— Jordi Perez Colome (@jordipc) 17 de agosto de 2017

Logo após o ataque, foram divulgadas informações de que dois homens armados estavam escondidos em um bar, fazendo pessoas reféns, mas esse boato foi desmentido pela polícia.

Aproximadamente 600 pessoas estão se abrigam em igrejas e restaurantes que fecharam as portas próximos ao local do atentado. O presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, pediu por "máxima cautela" após o ataque.

REGIÃO TURÍSTICA

La Rambla é uma região turística onde está localizada a mais famosa avenida de Barcelona, La Rambla, que liga a famosa Praça Catalunha ao monumento de Cristovão Colombo, no porto de Barcelona.

(Com informações do Extra)

MAIS ACESSADAS