Um relatório de segurança divulgado na última segunda-feira (11) por autoridades do distrito de San Martín de Porres, um dos mais povoados da capital do Peru, afirmou ter “erradicado” 33 homossexuais durante o ano de 2016.

No Plano de Segurança Cidadã para o ano 2017 da Municipalidade de San Martín de Porres, publicado em seu site, a homossexualidade é considerada uma infração municipal junto a outras como o consumo de drogas e de álcool na rua. O populoso distrito de San Martín de Porres se encontra no norte de Lima e é habitado por cerca de 700.000 pessoas em uma área de 37 quilômetros quadrados.

O documento contém um relatório das intervenções realizadas pelo guarda urbana durante o ano de 2016, e entre elas está a “erradicação de homossexuais”, com 33 delas efetuadas durante o último ano. Segundo o relatório, as autoridades municipais “erradicaram” 20 homossexuais no primeiro trimestre de 2016, três no segundo, dois no terceiro e oito no último.

No mesmo plano também estão contempladas outras “erradicações” como as de pessoas com problemas psiquiátricos, mendigos e drogados, com 28 em todo ano de 2016, e as de vendedores ambulantes, que alcançaram 125 no mesmo período.

Após saber o conteúdo do plano, o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos (Promsex) do Peru denunciou hoje que a guarda urbana de San Martín de Porres pode estar oferecendo um tratamento cruel, desumano ou degradante em suas intervenções nas quais estejam envolvidos homossexuais.

(Com informações do portal Exame)

MAIS ACESSADAS