A Arábia Saudita anunciou esta terça-feira (26) que vai permitir que as mulheres dirijam carros, terminando com a polémica regra que existiu durante décadas e que foi sendo fortemente criticada e considerada como um reflexo da repressão da mulher no reino árabe.

Segundo o jornal norte americano The New York Times, a decisão foi anunciada na televisão estatal saudita e num evento em Washington.

No entanto, a medida não terá efeito imediato. O país ainda precisa criar as estruturas para que as mulheres possam obter a carteira de motorista. Além disso, as autoridades sauditas irão ainda receber formação para aprender a interagir com mulheres.

De acordo com a agência noticiosa SPA, o decreto real, assinado pelo rei Salman, prevê a criação de um órgão ministerial para que a aplicação da medida seja feita até Junho de 2018. 

Mulher no volante no país saudita era considerado um grave crime até então. Ao longo dos anos foram várias as mulheres detidas por desrespeitar esta regra, o que motivou a denúncia de muitas organizações de direitos humanos.

(Com informações de Reuters)

MAIS ACESSADAS