Na madrugada dessa segunda-feira (13 de novembro) será possível presenciar um acontecimento raro no céu. Os planetas Vênus e Júpiter brilharão intensamente quase como um único objeto, pois estarão separados por 0.28 graus, informou a Agência Federal Espacial da Rússia, a Roscosmos, no Facebook. A rede social inclusive fez um lembrete do fenomêno a todos os usuários.

Mesmo parecendo que os dois planetas estarão quase juntos no céu noturno, na verdade, Vênus estará a 246 milhões de km da Terra, e Júpiter a 956 milhões de km. Ou seja, o 'encontro' é uma grande ilusão de proximidade.


É PRECISO ACORDAR CEDO

Os especialistas em astronomia informam que o 'encontro' estará visível no céu a partir das 3h50, e quem quiser observar a dança entre os planetas brilhantes tem até 5h50, ou seja, duas horas. No entanto, um aviso nada agradável aos paraenses que desejam muito ver o acontecimento: torçam para não chover nem ficar nublado, pois o fenômeno espacial só poderá ser visto em caso de céu desanuviado.

Apesar de as conjunções entre Vênus e Júpiter ocorrerem cada 13 meses, a proximidade do "encontro" de 13 de novembro será rara, sobretudo pelo fato de ocorrer durante a noite, caso contrário seria impossível de ser observado. O próximo "Rendez-vous" (como é chamado pelos cientistas) entre Júpiter e Vênus em horário observável será em 2 de novembro de 2039, ou seja, daqui a 22 anos.

(Fonte: BBC) 

MAIS ACESSADAS