Pelo menos 235 pessoas morreram em um atentado terrorista numa mesquita no Sinai, no norte do Egito, nesta sexta-feira (24). Um grupo de atacantes, supostamente ligado ao Estado Islâmico, fez explodir uma bomba e disparou sobre as pessoas que faziam suas orações. 

As testemunhas citadas pela agência de notícia Reuters disseram que há grande movimentação de ambulâncias junto à mesquita Al Rawdah, na povoação chamada Bir al-Abed. Segundo a agência de notícias egípcia MENA, outras 125 pessoas ficaram feridas.

EXTREMISMO RELIGIOSO

A mesquita atacada é um centro de oração dos sufi, vista pelos extremistas do Estado Islâmico – que são sunitas – como apóstata (porque veneram santos). 

O Presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi convocou uma reunião de emergência do conselho de segurança do país para debater formas de combater o grupo extremista. 

ESTADO ISLÂMICO AVANÇA NO EGITO

As autoridades do Egito lutam contra as forças do grupo extremista EI no Sinai (que faz fronteira com Israel e Arábia Saudita), onde centenas de polícias e soldados foram mortos pelos jihadistas nos últimos três anos. O grupo tenta progredir para outras zonas do Egito.

Apesar de polícias e militares serem os principais alvos do EI naquela região, o grupo também têm atacado igrejas cristãs egípcias e peregrinos.

(Fonte: Reuters)

MAIS ACESSADAS