Um ataque a tiros em uma escola na cidade de Santa Fé, no estado do Texas, nos Estados Unidos, deixou ao menos oito pessoas mortas nesta sexta-feira (18), de acordo com o xerife local, Ed Gonzales. O número de vítimas pode ser ainda maior.
Gonzales disse que também há pessoas feridas, mas ainda não é possível dizer quantas ou o estado de saúde delas. Testemunhas disseram que um policial ficou ferido e uma estudante recebeu um tiro na perna
Não há detalhes do que aconteceu na Santa Fe High School, colégio com cerca de 1.400 alunos que fica no município homônimo, a 40 quilômetros de Houston. A cidade tem cerca de 13 mil habitantes.
Segundo a rede de TV CNN, uma pessoa entrou atirando em uma aula de artes da escola. Testemunhas também disseram ao jornal Dallas Morning News que ouviram o alarme disparar por volta das 7h45 (9h45 no horário de Brasília).
O diretor da escola disse a jornalistas que o atirador foi preso, mas sua identidade não foi revelada. O xerife Gonzales afirmou que duas pessoas foram detidas e uma delas está sendo interrogada.
Segundo ele, ainda não é possível dizer se as duas de fato participaram do ataque e isso ainda está sendo investigado. Segundo as autoridades, os alunos também já foram retirados do local e levados para um ginásio, onde poderão encontrar seus pais.

#UPDATE There have been explosive devices found in the high school and surrounding areas adjacent to the high school. Because of the threat of explosive items, community members should be on the look-out for suspicious packages and anything that looks out of place.

— Santa Fe ISD (@SantaFeISD) 18 de maio de 2018
PRESSÃO
O ataque a tiros em Santa Fé acontece pouco mais de três meses após um atirador matar 17 estudantes em uma escola na cidade de Parkland, na Flórida.
O caso deu início a uma onda de manifestações nos EUA pelo maior rigor no controle da venda de armas, o que aumentou o debate e a pressão política a favor de mudanças na legislação.
O maior dos atos aconteceu em Washington no dia 24 de março.
Nesta sexta, diversos alunos de Parkland usaram as redes sociais para pedir maior controle na venda de armas e expressar apoio às vítimas em Santa Fé.

School shooting in Texas. Early reports not looking good. God bless all!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 18 de maio de 2018
"Escola de Santa Fé, vocês não merecem isso. Vocês merecem paz em toda a vida, não apenas após uma lápide ser colocada sob sua cabeça. Vocês merecem mais do que pensamentos e preces, e após vocês nos apoiarem em protestos, nós estamos aqui para dar apoio e eco às suas vozes", disse Emma Gonzales, uma das sobreviventes do ataque na escola da Flórida.
O presidente americano, Donald Trump, disse estar "triste e de coração partido".
(Folhapress)

MAIS ACESSADAS