A tafenoquine, uma nova droga usada para tratar malária recebeu autorização das autoridades reguladoras dos Estados Unidos para ser comercializada. As informações são do UOL.

O medicamento pode ser usada para um tipo de malária causada pelo parasita Plasmodium vivax, que contamina 8,5 milhões de pessoas por ano.

Esse tipo de malária é particularmente difícil de tratar porque o parasita pode permanecer “adormecido” no fígado por anos antes de se manifestar por várias vezes.

Uma única dose de tafenoquine elimina os parasitas do fígado, evitando que a doença volte a se manifestar. O remédio usado atualmente - o primaquine - precisa ser tomado por 14 dias, no entanto, alguns parasitas podem ficar e voltar a se manifestar no futuro.

A nova droga deve ser analisada por agências reguladores de outros países e verificada sua recomendação de uso em seus territórios.

A agência reguladora de medicamentos dos EUA, Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso da droga, mas destacou que ela pode produzir efeitos colaterais relevantes.

Segundo a agência, em pessoas com problema de enzina, por exemplo, não pode tomar a droga, pois podem desenvolver uma anemia grave. A tafenoquine também não é recomendada para pacientes psiquiátricos, pois a preocupação é de que doses altas possam causar problemas.

(Com informações do UOL)

MAIS ACESSADAS