Catarina Maria virou referência e exemplo de superação. A menina, hoje com dois anos e cinco meses, foi o primeiro caso publicado no mundo que confirmou a presença do vírus da zika relacionado à microcefalia, em novembro de 2015. As informações são do UOL.

Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo da caminhada, Catarina tem uma rotina igual à de outras crianças de sua idade: brinca, interage, sorri, anda e vai à escola.

Catarina tem a chamada síndrome congênita do zika vírus, classificada pelos médicos como de grau moderado. Ela se tornou referência em tratamento para as crianças com o mesmo problema.

A menina teve algo que fez uma grande diferença na sua trajetória de sucesso. A mãe de Catarina, Conceição Alcântara, é fisioterapeuta e tinha conhecimento específico na área para estimular a filha desde o momento em que chegou em casa.

O caso de Catarina se tornou modelo de acompanhamento na Paraíba. A menina e outras crianças são tratadas pelo Centro de Apoio às Crianças com Microcefalia, do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), em Campina Grande.

(Com informações do UOL)

MAIS ACESSADAS