O tribunal de justiça da Coreia do Sul aumentou a perna da ex-presidente Park Geun-hye para 25 anos de prisão nesta sexta-feira,24. Park Geun-hye foi presa em 2017 por envolvimento um amplo esquema de corrupção. Um tribunal inferior já havia condenado Park a 24 anos de prisão em abril. Procuradores recorreram da decisão e buscaram de uma pena mais rigorosa. Park abriu mão de recorrer.

A Suprema Corte de Seul concluiu que Park e uma amiga, Choi Soon-sil, receberam dezenas de bilhões de wons de grandes conglomerados para ajudar a família de Choi e financiar fundações sem fins lucrativos de sua propriedade. A corte também multou Park, em 20 bilhões de wons por considerá-la culpada de acusações como abuso de poder, suborno e coerção.

Na época Park havia se tornado a primeira líder sul-coreana eleita democraticamente e também a primeira a ser retirada do cargo depois que o Tribunal Constitucional aprovou um pedido de impeachment contra ela, resultado de um escândalo que também levou os chefes de dois conglomerados empresariais à prisão.

(Com informações do msn notícias)

MAIS ACESSADAS