Cerca de 5.000 pessoas estão desaparecidas na Indonésia depois da passagem do terremoto e tsunami que aconteceu há nove dias a ilha de Célebes, onde o balanço de mortos devido ao desastre aumentou para 1.763, informaram neste domingo (7).

Segundo a agência de Prevenção de Desastres (BNPB) afirma que a estimativa que 2.050 casas foram engolidas pela terra e destroços. Até este domingo, as autoridades indonésias falavam que o número de desaparecidos era de poucas centenas.  A cidade de Petobo sofreu uma liquefação do solo, situação ocorre quando um forte tremor sacode uma porção de terra pouco sólida e com grandes bolsas de água, que causa o afundamento do terreno e libera barro em grande quantidade.

Apesar de várias organizações trabalharem na região afetada e terem informado nos últimos dias que poderia haver mais de mil desaparecidos em Petobo e Balaroa, outro bairro de Palu e afirmou ainda que 2.632 é o número de feridos por causa do desastre, que deixou cerca de 62 mil pessoas desalojadas e que estão em 147 em abrigos temporários.

(Com informações da Agência Brasil)

MAIS ACESSADAS