Em uma escuridão quase total, milhões de baratas devoram toneladas de restos de comida em um ambiente quente e úmido, em uma nova forma de eliminação de resíduos urbanos.

A medida é uma forma de diminuir o desperdício na expansão das cidades chinesas, que atualmente geram mais desperdício de alimentos do que a capacidade permitida em aterros sanitários. As baratas podem ajudar a eliminar os detritos alimentares, fornecer alimentos para o gado quando eles morrem e, de acordo com alguns, até mesmo tratamentos de beleza e curas para doenças estomacais.

Nos arredores de Jinan, capital da província oriental de Shandong, um bilhão de baratas são alimentadas com 50 toneladas de resíduos de cozinha por dia, o equivalente a sete elefantes adultos. O lixo chega antes do nascer do sol na fábrica da Shandong Qiaobin Agricultural Technology, onde insetos são bombeados para dentro de suas células.

A Shandong Qiaobin planeja instalar outras três fábricas no ano que vem, com o objetivo de processar um terço do lixo doméstico produzido por Jinan, que abriga cerca de sete milhões de pessoas.

A indústria de baratas também está sendo apoiada por uma proibição nacional sobre o uso de resíduos alimentares como ração para porcos devido a surtos de peste suína africana.

"As baratas são um caminho biotecnológico para a conversão e processamento de resíduos de cozinha", disse Liu Yusheng, presidente da Insect Industry Association of Shandong.

Insetos também são uma boa fonte de proteína para porcos e outros animais. "É como transformar resíduos em recursos", disse o presidente da Shandong Qiaobin, Li Hongyi.

(Fonte: El País)

MAIS ACESSADAS